19.2 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

UBSs realizam mais de 20 mil atendimentos em janeiro

Mesmo com as agendas suspensas para consultas com clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a falta de profissionais de Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos), no mês de janeiro, a Secretaria de Saúde não deixou de dar toda assistência necessária à população.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de atendimentos de síndrome gripal das UBSs (Foto: Arte/PMC)

A decisão de suspender as agendas foi tomada para tentar desafogar o sistema de saúde das unidades. Porém, a pasta manteve os atendimentos para diabéticos, hipertensos, gestantes e crianças, além dos casos de urgência e síndrome gripal.

Um balanço feito pela Secretaria de Saúde mostrou que no primeiro mês de 2022 foram realizados 22.440 atendimentos (médicos e de enfermagem) nas UBSs.

O dado apresentado até parece alto, mas, segundo a Divisão de Assistência à Saúde (DAS), quando as agendas estão abertas, a média mensal de atendimento das unidades é de 44 mil.

#PraCegoVer: Gráfico mostra o número de testes de Covid-19 realizados nas UBSs (Foto: Arte/PMC)

Dos 22.440 atendimentos, 2.815 representam casos de síndrome gripal. Desse total, 2.512 pacientes foram submetidos ao teste rápido para diagnosticar a Covid-19, conforme avaliação médica, e 802 tiveram resultado positivo, ou seja, 32%.

Outro número bastante expressivo é o de visitas domiciliares. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) visitaram 27.168 residências. As demais atividades das unidades são referentes à coleta de exames, curativos, aferição de pressão e procedimentos para verificação de glicemia.

Saúde libera 50% das agendas para consultas com clínico geral

Na última terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde anunciou a reabertura de 50% das agendas das UBSs para consultas com clínico geral.

Agora, quem necessita de atendimento com o clínico geral já pode procurar a unidade de saúde para agendar a consulta. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Segundo a DAS, a previsão é que as agendas das UBSs sejam regularizadas até o final de fevereiro.