24.4 C
Caraguatatuba
14 Julho 2024

SETUR participa do Fórum de Turismo LGBT do Brasil em São Paulo

Na última quinta-feira (30), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), participou da 5ª edição do Fórum de Turismo LGBT do Brasil, evento que neste ano ocorreu na capital paulista em formato híbrido, devido a pandemia da COVID-19.

São Sebastião integrou o lounge exclusivo da SETUR-SP e apresentou aos visitantes os principais atrativos da cidade, o ecoturismo, a gastronomia, a hotelaria e a cultura local, por meio da folheteria impressa e também digital, com a ferramenta Turismo na Palma da Mão (bit.ly/folheteriasetur).

O fórum reuniu expositores, agentes e operadores de viagens para um debate profundo sobre o turismo LGBT, discutindo temas como os desafios e oportunidades no turismo para pessoas transgêneros, destinos nacionais preparados para o turista LGBT, o turismo esportivo com foco no mercado LGBT e o turismo em locais considerados não seguros como Rússia, Turquia e Egito, onde demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas.

Além disso, foram oferecidos treinamentos e capacitações aos agentes de viagens e operadores turísticos presentes, com o intuito de ampliar o diálogo com o nicho LGBT.

Vale ressaltar que o turismo LGBT é responsável por 10% de todo o setor e equivale a 16% de toda a movimentação financeira.

A Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, destacou a importância da participação da SETUR. “Ficamos contentes por participar do Fórum, dos painéis e das discussões levantadas no evento, sendo relevantes sobre o mercado turístico. É o início de um trabalho para o fomento do segmento, sempre em busca de um turismo justo e acolhedor.”, disse.

Ainda de acordo com a SETUR, foram gerados mais de 20 contatos para parcerias de negócios aos empreendedores locais, a fim de fomentar o turismo nos 12 meses do ano.

Durante o Fórum, foram seguidos todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.