19.2 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

Prova para Curso de Formação de Guarda Mirim

Neste domingo (7), 350 adolescentes participaram do processo seletivo para preenchimento de vagas do Curso de Formação de Guarda Mirim, exercício 2022. As provas foram realizadas nas Escolas Municipais Patrícia Viviane Santana (Topolândia) e Cynthia Cliquet Luciano (Enseada). O Gabarito da prova estará disponível nesta terça-feira (9), a partir das 15h, no site da Prefeitura de São Sebastião.

A divulgação da classificação final será no dia 20 de dezembro e a convocação dos aprovados para a matrícula em 3 de janeiro, no site da Prefeitura. As matrículas serão realizadas de 10 a 19 de janeiro na Unidade Guarda Mirim Centro (Avenida Prestes Maia, 1380, Barequeçaba) e Unidade Guarda Mirim Costa Norte (Rua Machado de Assis, 141, Enseada). O início das aulas está previsto para 14 de fevereiro de 2022.

O curso é oferecido pela Prefeitura de São Sebastião por meio da Divisão da Guarda Mirim (GM), vinculada à Polícia Municipal, subordinada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR).

São oferecidas 160 vagas para os períodos da manhã e da tarde, distribuídas nas unidades da Costa Norte (abrangendo os bairros Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), Centro (abrangendo os bairros São Francisco a Guaecá) e Costa Sul (abrangendo os bairros Toque-Toque Grande a Boraceia).

Cento e vinte e duas vagas serão preenchidas exclusivamente pelo resultado da prova e outras 38 por mérito escolar de alunos selecionados pela Secretaria de Educação (SEDUC); programas sociais geridos pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e pela Patrulha Maria da Penha, Programa desenvolvido pela Polícia Municipal.

Mais informações estão especificadas no Edital do Processo Seletivo clicando AQUI.

Guarda Mirim

O projeto socioeducativo Guarda Mirim é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos e busca oportunizar o primeiro emprego. Após passarem por processo seletivo, os jovens recebem formação no contraturno escolar, que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e mercado de trabalho.

Após formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura ou em uma das 50 empresas conveniadas. Desde 2017, mais de 543 jovens foram formados nos três polos municipais, localizados no Centro e nas Costas Norte e Sul.

Somente este ano, 95 jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho, sendo 14 efetivados até o momento.