17.3 C
Caraguatatuba
16 Julho 2024

Projeto de combate à obesidade

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), em parceria com a Secretaria de Esportes (SEESP), iniciou, nesta sexta-feira (11), o Projeto Saúde e Obesidade, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios, proporcionando saúde física e mental aos participantes.

Visa, também, combater doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, fibromialgia e doenças osteomusculares, além de trabalhar a mobilidade e a autonomia dos pacientes.

O projeto acontecerá durante todo o ano, sempre às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. Será conduzido por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais da SESAU e SEESP, entre eles educador físico, médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

Participam do projeto trinta pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, que caracteriza a obesidade, da área de abrangência do Programa Saúde da Família (PSF) do Pontal da Cruz.

Estiveram no encontro inicial do projeto o Secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, o Diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, a Diretora de Esportes, Helza Hartog, e o Coordenador de Enfermagem, Felipe Moniz.