24.3 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Prêmio nacional do SUS

O Centro Gestacional Harmonia para Vida, vinculado à Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), está concorrendo ao Prêmio APS Forte no SUS: Integralidade no Cuidado em Saúde, em que serão reconhecidas experiências organizadas em prol da qualificação e da ampliação da Atenção Primária.

Inscrito no eixo Atenção Integral nos Ciclos de Vida, dentro da linha temática “Atenção Integral da Saúde da Mulher”, o Centro Gestacional Harmonia para Vida é pioneiro na proposta de assistência a gestantes do município e na oferta de cuidado obstetrício e atendimento humanizado aliado às práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os programas inscritos serão avaliados por um comitê especial com formadores de opinião em acordo com os princípios da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e Ministério da Saúde (MS).

As quatro experiências vencedoras serão premiadas com uma viagem para o autor e até dois coautores por experiência vencedora. Será uma viagem de capacitação para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, a ser indicada pelo Ministério da Saúde e OPAS/OMS. A divulgação dos finalistas será em 15 de fevereiro de 2022.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública, tem orgulho do trabalho realizado pelo Centro Gestacional Harmonia para Vida no município.

 

Referência mundial

O Centro Gestacional Harmonia para Vida é o primeiro do mundo a oferecer, em um espaço idealizado especialmente para a gestante, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), previstas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). São recursos terapêuticos como yoga, massagem, medicina tradicional chinesa, arteterapia, biodança, meditação, reiki, shantala, aromaterapia, apoio psicológico e outras terapias e técnicas que promovem o bem-estar e a saúde das futuras mamães.

Segundo Carla Bruço, idealizadora e coordenadora do Centro Gestacional, os recursos terapêuticos oferecidos e o acompanhamento de doulas suavizam todo o período da gestação, proporciona um atendimento mais humanizado e auxilia na recuperação do pós-parto.

Localizado no Centro Histórico, na Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), o Centro Gestacional Harmonia para Vida atende cerca de 80 gestantes por mês. Para obter mais informações, entre em contato pelos telefones (12) 3892-1178 e (12) 3892-1084. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 17h, seguindo os protocolos sanitários como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70%.