24.9 C
Caraguatatuba
14 Julho 2024

Pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realiza diariamente abordagem a população adulta em situação de rua. Neste ano, até o momento, 656 pessoas foram abordadas e 438 aceitaram o acolhimento.

#PraCegoVer: Fachada da casa de passagem Restitui, com portão de madeira e ao lado, placa na cor laranja com logo da organização (Foto: Divulgação/PMC)

A acolhida é feita em duas casas de passagem para acolhimento a pessoas em situação de rua, em parceria com duas Organizações Sociais, o Centro de Recuperação Humano Renascer – Projeto Casa do Caminho e a Restitui.

Nas casas de passagem, os acolhidos são atendidos por assistentes sociais e/ou psicólogos, com escuta qualificada para identificação de suas demandas e os encaminhamentos necessários, além de receberem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

#PraCegoVer: Interior da casa de passagem Casa do Caminho, no quintal há uma árvore no meio e a parede é pintada nas cores branco e azul(Foto: Divulgação/PMC)

A abordagem é realizada todos os dias, das 8h às 23h, em pontos estratégicos em que este público costuma ficar. No serviço é orientado sobre a importância do acolhimento, com a oferta de alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, tentativas de reintegração à sociedade, encaminhamentos para internação (dependência química), retorno à cidade de origem e ainda a regularização de documentos e benefícios.

As equipes fazem a oferta dos serviços, porém, muitos não aceitam o acolhimento. A Prefeitura reforça que não tem o poder de obrigar, devendo garantir o direito de ir e vir ao cidadão e destaca que quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Telefones para acionar a abordagem:

– Casa do Caminho: (12) 3887-6287

– CREAS: (12) 3886-2960

– Restitui: (12) 3600-2962 / (12) 99601-9403