19.2 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

O que você tem feito para evitar o colapso do Brasil

A campanha eleitoral do ódio de 2014 e novamente em 2018, no Brasil, nos leva à reflexão sobre posições ideológicas em todos os campos.

As redes sociais encheram-se de manifestações raivosas, vazadas em expressões inadequadas para um cidadão civilizado, dividindo o País.

Passada as eleições o presidente eleito mantém essa divisão, estimula e ainda agride de forma irracional a todos os que divergem de seu objetivo, o de se reeleger. Destrói tudo aquilo que foi feito por governos anteriores sem se importar com os danos sociais causados.

Nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 no Brasil, testemunhamos manifestações absolutamente incompreensíveis à luz da razão. Brasileiros cerraram fileiras em grupos desprezíveis que apresentaram reivindicações vergonhosas até mesmo para um cidadão pouco politizado.

Testemunhamos algo que jamais imaginávamos, como brasileiros indo às ruas e se manifestando contra as instituições, contra a ordem constitucional do país e contra os ideais democráticos como a liberdade de expressão.

Claro que devemos nos posicionar contra a corrupção, mas essa oposição deve levar em conta todo tipo de corrupção, de governantes da esquerda e da direita; de juristas conservadores e liberais. Não pode ser seletiva nem pode ser usada como cortina de fumaça para garantir privilégios.

E o que me espanta nesse quadro gravíssimo porque passamos é a inércia, a paralisia que tomou conta da população. Raríssimas são as pessoas que além de criticar tomam também para si a responsabilidade de participar ativamente na solução do problema. Esperar pelas próximas eleições não é a solução, pois o País afunda a cada dia e não podemos imaginar onde iremos parar.

Hoje sem medo de errar tenho a convicção que serão necessárias décadas para que o País volte a ser o que foi há poucos anos.

Por isso pergunto: O que você tem feito para ajudar na solução desse gravíssimo problema? Está deitado esperando a complacência divina?

 

Cesar Jumana