19.8 C
Caraguatatuba
18 Abril 2024

Prefeitura realizará processo seletivo para Curso de Formação de Guarda Mirim

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão da Guarda Mirim (GM), vinculada ao Departamento da Guarda Civil Municipal (GCM), órgão subordinado à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), comunica que, em outubro, haverá abertura de inscrições para processo seletivo com o objetivo de preencher as vagas para o Curso de Formação de Guarda Mirim, exercício 2022, com base nos dispositivos da Lei Municipal 2673/2019.

Serão oferecidas 160 vagas para os períodos da manhã e da tarde, distribuídas nas unidades da Costa Norte (abrangendo os bairros da Cigarras, Enseada, Jaraguá e Canto do Mar), Centro (abrangendo os bairros do Bairro de São Francisco a Guaecá) e Costa Sul (abrangendo os bairros de Toque-Toque Grande a Boraceia).

A oferta de vagas se dará da seguinte forma: 120 disputadas exclusivamente por prova objetiva; 40 preenchidas por mérito escolar de alunos selecionados pela Secretaria de Educação (SEDUC); por programas sociais geridos pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social indicadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e pela Patrulha Maria da Penha, Programa desenvolvido pela GCM.

As demais informações estarão especificadas no Edital de Abertura do Processo Seletivo, que será publicado em 1.º de outubro no site da Prefeitura (http://www.saosebastiao.sp.gov.br/). As inscrições poderão ser feitas tanto eletronicamente pelo site da Prefeitura quanto pessoalmente na Unidade Guarda Mirim de Barequeçaba, à Avenida Prestes Maia, n.º 1.380.

O início das aulas será em fevereiro de 2022. As provas serão estruturadas em questões de nível fundamental, com alternativas de múltipla escolha, envolvendo as competências da Língua Portuguesa, Matemática, História do munícipio de São Sebastião, conhecimentos gerais e redação.

São condições para a inscrição no Processo Seletivo ter idade entre 14 anos e 17 anos e 11 meses na data da matrícula do curso de formação; estar obrigatoriamente matriculado em rede oficial de ensino; ser residente e domiciliado no município de São Sebastião; não ter sido desligado do Curso de formação de Guarda Mirim por ato de indisciplina; ciência e concordância de todo o conteúdo do edital.

Guarda Mirim

O projeto socioeducativo Guarda Mirim é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos e busca oportunizar o primeiro emprego. Após passarem por processo seletivo, os jovens recebem formação no contraturno escolar, que inclui disciplinas como inglês, matemática, português, ética e cidadania e mercado de trabalho.

Após formado, o jovem tem a oportunidade de trabalhar na Prefeitura ou em uma das 49 empresas conveniadas. Desde 2017, mais de 543 jovens foram formados nos três polos municipais, localizados no Centro e nas Costas Norte e Sul.