No menu items!
20.9 C
Caraguatatuba
sábado, setembro 25, 2021

Caraguatatuba oferece teste e exame para avaliar sensibilidade dos pés de pacientes diabéticos

Jornal Impresso

O ambulatório de feridas do Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Caraguatatuba promove uma ação para avaliar a sensibilidade dos pés de pacientes com diabetes.

A ação faz parte do programa ‘Pés Saudáveis’ do ambulatório. O objetivo é sensibilizar as pessoas e reforçar que elas precisam ter o auto cuidado e fazer uma avaliação dos pés, além de proporcionar a diminuição do número de amputações por causa da doença.

O ambulatório, que trata de toda e qualquer ferida, recebe pacientes que são diabéticos. Eles representam cerca de 70% dos atendimentos e muitos pacientes chegam amputados ou estão prestes a amputar um membro. Na maioria das vezes é o pé.

Para realizar o teste, o paciente precisa ser sabidamente diabético há mais de 10 anos. A enfermeira e coordenadora do ambulatório, Isa Carla Zanarino, ressalta que o ambulatório também ira realizar o teste em pessoas que possuem a doença há menos tempo, entre quatro e cinco anos, por exemplo.

Ela explica que “todas são atendidas, mas quando elas já têm mais de 10 anos com a doença é muito provável que tenham desenvolvido a neuropatia diabética, uma das complicações da diabetes e faz com que o pé fique insensível”.

No teste, a pessoa será informada se o pé está insensível ou não. Caso seja constatada a insensibilidade, o diabético irá iniciar o acompanhamento no ambulatório para que seja feita a prevenção.

Além do teste de sensibilidade, o ambulatório irá realizar o exame de índice tornozelo-braquial (ITB). Ele mostrar se o paciente tem chances de desenvolver alguma ferida que leve a amputação.

A coordenadora reforça que todo e qualquer paciente diabético há mais de 10 anos, ou menos, pode fazer os teste e o exame.

Os interessados podem procurar o CEM, de segunda à sexta-feira, das 13h às 16h, para que seja agendado um horário com a equipe responsável pelo teste. Se preferir, o paciente poderá procurar a unidade de saúde de referência para que seja feito o agendamento por meio das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A avaliação é feita em aproximadamente 40 minutos, por isso é necessário o agendamento. O resultado dos exames sai na hora, e mesmo que a insensibilidade não seja constatada, o paciente será inserido no programa do pré-diabético para receber o acompanhamento da equipe do ambulatório de feridas.

Serviço: O Centro de Especialidades Médicas (CEM) está localizado na Avenida Maranhão, 421 – Jardim Primavera. O telefone é o (12) 3886-1200.

PMC

Últimas Notícias

Prévia da inflação oficial sobe para 1,14% em setembro

A taxa é superior ao 0,89% de agosto, diz IBGE O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da...

Anatel aprova leilão da exploração do acesso móvel na tecnologia 5G

Agência aprovou proposta após análise pelo TCU A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (24), em Brasília, o leilão das faixas a...

Ilhabela continua com a Campanha “Antes de comprar um lote ou imóvel, consulte a Prefeitura”

A Prefeitura de Ilhabela continua com a Campanha “Antes de comprar um lote ou imóvel, consulte a Prefeitura”, para que o interessado em investir...

Ilhabela intensifica vacina antirrábica de rotina em cães e gatos

Neste sábado (25/09), das 8h às 12h, o Centro de Referência Animal de Ilhabela intensifica a vacina antirrábica de rotina em cães e gatos. Poderão...

Audiência pública em Ubatuba define futuro de UPA do Sertão da Quina

Um total de 121 munícipes participaram de votação realizada durante audiência pública realizada pela Prefeitura de Ubatuba na quinta-feira, 23, onde foram apresentadas propostas...