23 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Linha Verde abre 42 vagas de emprego

A obra da Linha Verde vai oferecer 42 vagas de emprego a partir desta segunda-feira (29) através do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), mantido pela Prefeitura de São José dos Campos.

As vagas são principalmente para ajudante de obras e pedreiro. Os interessados devem comparecer munidos com Carteira de Trabalho e um documento de identificação. O PAT está localizado na praça Afonso Pena, 175, no centro, e funciona entre 8h e 16h.

Com a admissão de mais 42 trabalhadores, a construção da Linha Verde deve chegar a mais de 150 pessoas empregadas no canteiro de obras.

A Prefeitura de São José está investindo R$ 55 milhões na primeira fase na Linha Verde, corredor sustentável de transporte coletivo que vai interligar as regiões sul e leste nesta etapa.

Além dos 42 postos de trabalho específicos para as obras da Linha Verde, o PAT vai oferecer outras 170 oportunidades de emprego nesta segunda-feira em vários setores, totalizando 212 vagas.

No mês de outubro, o posto de atendimento ofertou uma média de mais de 100 vagas de emprego por dia, demonstrando, em conjunto com outros fatores positivos, a retomada econômica do município.

De janeiro a outubro de 2021, o PAT praticamente dobrou o número de vagas ofertadas em relação ao ano passado. Foram 3.900 vagas em 10 meses deste ano contra 1.900 no mesmo período de 2020.

Emprego para os joseenses

Levantamento realizado em outubro pelo Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador, vinculado à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, revelou que dos 117 operários que atuavam na construção da Linha Verde, 97 deles eram residentes em São José – 83% do total.

Atualmente, a Prefeitura de São José está realizando mais de 50 obras em todas as regiões da cidade.

Além da Linha Verde, estão em execução a construção de novas escolas de ensino fundamental e infantil com a criação de 1.300 vagas, recapeamento de vias e um pacote de melhorias em pontes e viadutos da cidade, entre outras obras.

Para 2022, os investimentos em obras públicas devem ultrapassar os R$ 100 milhões, de acordo com a previsão da Lei Orçamentária Anual enviada à Câmara.