21.8 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

Final de semana com eventos esportivos em Ilhabela

Mais do que apenas Capital da Vela, Ilhabela vem se tornando a capital dos esportes, após a retomada dos eventos esportivos e principalmente pelas suas características naturais, propícias para a prática esportiva. Só neste final de semana, 6 e 7 de novembro, a cidade recebe cinco eventos nas modalidades vela, natação, jiu-jítsu, canoa caiçara e futebol de campo.

A programação começa a partir das 9h do sábado (6/11), no campo de futebol do Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII – Barra Velha), com a realização de mais uma rodada da Copa Ilhabela de Futebol de Base. A competição segue também no domingo (7/11), a partir das 9h.

Às 8h da manhã do domingo (7/11), mais de 1000 nadadores desafiam os 3.800 metros do canal entre Ilhabela e São Sebastião. A largada da prova será em São Sebastião, em local a ser definido pela organização da prova, em função das condições de maré e vento, com chegada na Praia do Engenho D’Água.

Já no Ginásio “Oscar Schmidt”, localizado no PEII – Barra Velha, a partir das 9h, mais de 300 lutadores se enfrentam nos combates da Copa Ilhabela de Jiu-jítsu, que reunirá atletas de mais de 20 equipes de todo o Estado de São Paulo.

A Canoa Caiçara também será um dos destaques esportivos do domingo (7/11). Com foco na valorização dos costumes e tradições caiçaras, a Prefeitura de Ilhabela realiza a tradicional Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo”, com largada às 10h, em frente ao Parque Fazenda Engenho D’Água e chegada na Praia de Santa Tereza.

Finalizando a série de eventos do final de semana, ao meio dia do domingo (7/11), em frente ao píer da Vila, centro histórico da cidade, mais de 25 barcos largam na disputa da 16ª Caipirinhas Cup, tradicional regata festiva que movimenta o cenário local da vela.

A retomada dos eventos em Ilhabela acontece em função do trabalho intenso que a Administração Municipal tem tomado, desde o início da gestão, em relação à pandemia. Atualmente, a cidade ocupa a terceira colocação no estado de São Paulo em eficiência na aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em municípios com a população entre 30 e 40 mil habitantes. De acordo com a Secretaria de Saúde, 31.860 primeiras doses já foram aplicadas, o que representa 91,9% da população do município com ciclo vacinal iniciado.