24.9 C
Caraguatatuba
14 Julho 2024

Finados em São Sebastião

Missas, bençãos e procissão foram realizadas por todo o município

Dezenas de pessoas visitaram os cemitérios Central, Portal da Olaria, Toque-Toque-Grande, Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Barra do Una, administrados pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião, nesta terça-feira (02), Dia de Finados. De acordo com a secretaria, nos últimos dias, os serviços de manutenção foram intensificados para que os sebastianenses rezassem pelos falecidos.

Devido ao mau tempo, as missas campais foram transferidas para a Igreja Matriz, nas quais, o pároco Alessandro Coelho e o vigário João Marcos da Paróquia São Sebastião oraram junto aos fiéis pelos mortos.

Houve também procissão da Igreja São Sebastião até o Cemitério Municipal Central, e em sequência, Meditação do Santo Terço, além de benção de túmulos no cemitério Portal da Olaria e missa na Capela Imaculada Conceição no bairro Toque-Toque-Grande.

“No dia de Finados, os católicos celebram a comunhão dos Santos. Rezamos pelos falecidos, pelas almas do Purgatório, repetindo com confiança a oração da Ave Maria que finaliza dizendo, rogai por nós agora e na hora de nossa morte. A Igreja nos ajuda a tratar de um assunto tão delicado que é a morte e nos ensina a rezar pelo descanso eterno das pessoas falecidas, reacendendo em nós a Esperança Cristã, da mesma forma que Jesus morreu e ressuscitou, nós também morreremos e ressuscitaremos. A Igreja sempre nos educou para a dignidade humana também na hora do sepultamento. Ir ao cemitério é respeitar a memória das pessoas que amamos. Rezar, orar por elas é um ato de amor”, concluiu o padre Alessandro Coelho.

As visitações, missas, bençãos e procissão seguiram os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), distanciamento social, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70%.