12.4 C
Caraguatatuba
20 Julho 2024

Eventos esportivos e religioso marcam final de semana

Caraguatatuba estará movimentada neste final de semana com mais três eventos em comemoração ao Aniversário de 167 Anos de emancipação político-administrativa da cidade.

#PraTodosVerem: Atletas na largada da Corrida de Rua de Caraguatatuba

Neste sábado e domingo (27 e 28/4), a partir da 10h na rampa do Morro Santo Antônio, ocorre o Festival de Voo Livre Auracy Mansano.

Mais de 80 pilotos de diversas regiões do país são esperados, e o evento conta com as categorias asa delta e parapente. O objetivo do festival é expandir o público do voo livre, tornando Caraguatatuba uma cidade cada vez mais conhecida no ramo.

No domingo (28/4), haverá a Corrida de Rua de Aniversário de Caraguatatuba. A largada da prova está marcada para as 8h, na Praça da Cultura, no Centro da cidade. O percurso está delimitado e promete desafios emocionantes para os participantes.

As modalidades incluem corridas de 5 e 10 km, caminhada de 5 km e corrida Kids, para crianças de 5 a 14 anos. Elas vão disputar nas categorias dos 100, 200, 300, 400 ou 500 metros, dependendo da idade.

#PraTodosVerem: Embarcações participam de Cerimônia Barcos ao Mar

Ainda no domingo (28/4), a partir das 10h, ocorre a 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba.

Este é o momento em que a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.

A cerimônia é considerada o pontapé inicial para o Festival do Camarão, que será realizado de 12 a 21 de julho na Praça da Cultura, no Centro da cidade.

A cerimônia é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro.

Os pescadores participam da procissão terrestre, onde os fiéis carregam os andores com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, após a benção do padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha.

Acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes durante o cortejo a pé, eles seguem para os barcos enfeitados, saindo do píer da praia do Camaroeiro em procissão marítima.

Durante a cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será homenageado o pescador Antônio Cortês do Espírito Santo, o Baguinha.