20.2 C
Caraguatatuba
16 Julho 2024

Defesa Civil participa de capacitação sobre riscos e inundações costeiras

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Defesa Civil de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), participou de uma capacitação técnica das defesas civis sobre os riscos costeiros e as ações de resposta e vistoria.

Ministrado nas praias de Juquehy em São Sebastião e Perequê na Ilhabela, o treinamento está vinculado aos Projetos Sistemas de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o Litoral de São Paulo. O objetivo foi aplicar o exercício de ações direcionadas ao Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para Erosão Costeira, Inundações Costeiras e Enchentes/Alagamentos causados por eventos meteorológicos-oceanográficos extremos, como ressacas do mar e marés altas.

A capacitação aconteceu sob a tutela da Professora Doutora da USP e Pesquisadora Cientifica VI do Instituto de Pesquisas Ambientais (SIMA-SP), Celia Regina de Gouveia Souza. Participou também Eduardo Schmid, assistente técnico do Instituto de Pesquisas Ambientais (SIMA-SP) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo (USP), além de outros doutorandos da USP.

Entre as técnicas abordadas, estão vistorias de áreas de atenção, percepção dos fenômenos, treinamento da ficha de campo, prevenção e a minimização de desastres e foram destacados os principais eventos relacionados aos riscos costeiros, tais como erosões, inundações e outros mais.

A capacitação se torna relevantes diante das mudanças climáticas que afetam a geografia das áreas costeiras e faixas de areia.