A Defesa Civil do Estado alerta que entre domingo (6) e terça-feira (8) haverá instabilidades que podem provocar condições para chuvas contínuas, seguidas de raios, ventos e granizo na região.
Há previsão para acumulados de 72h elevados, sendo 110 milímetros para o Litoral Norte onde está inserida Caraguatatuba. Por isso, as equipes da Defesa Civil estão de prontidão com atenção especial às áreas mais vulneráveis, onde há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
A orientação à população de áreas de risco é que se mantenha em alerta, com documentos pessoais e medicamentos de uso contínuo sempre à mão na necessidade de remoção ou evacuação imediata. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas de risco e 54 setores.
Em caso de movimentação de solo o morador deve sair imediatamente de casa e acionar o telefone 199. Em situação de alagamento, a orientação também é para a saída das casas caso a água comece a subir.
Caraguatatuba encontra-se em estado de alerta dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), desde o início do ano, após chuvas fortes e deslizamentos ocorridos no dia 30 de dezembro de 2021. As equipes da Prefeitura estão mobilizadas para atendimento de qualquer ocorrência.
A Prefeitura tem realizado limpeza de valas e valões, além de investir em obras de drenagem para que o escoamento de águas de chuvas possa ocorrer de forma mais ágil.
“Pedimos que a população não enfrente áreas alagadas a pé e nem de carro. Acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193”, reforça o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior.