23 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Comemoração à Semana da Consciência Negra

Celebrando a Semana da Consciência Negra no município, de 19 a 27 de novembro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria da Comunidade Negra Iadalin, realiza o “São Sebastião Preta”.

Nos dias 19, 20 e 21, das 17h às 23h, a programação especial acontecerá na Tenda do Complexo Turístico da Rua da Praia, contando com shows musicais, intervenções artísticas culturais, exposições, moda, artesanato e diversas opções gastronômicas, contando com a participação de mais de 40 artistas locais. Na manhã do dia 20 de novembro, haverá o cortejo e lavagem da Capela de São Gonçalo, no Centro Histórico.

A Prefeitura continuará seguindo todos os protocolos sanitários contra a COVID-19 e, contando com o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU), serão adotados protocolos de segurança como aferição de temperatura na entrada do evento, distanciamento social entre as mesas, disponibilização de álcool em gel, estações de higienização no local e uso obrigatório de máscara.

A partir do dia 22 de novembro, a programação será descentralizada, ocorrendo oficinas, rodas de conversas. exibições de documentários, entre outras atividades, em diferentes pontos da cidade. Em breve será divulgada a programação completa.

Feriado Municipal da Consciência Negra

Considerando a Lei Federal nº 12.519/2011, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente no dia 20 de novembro, no ano de 2017 o prefeito Felipe Augusto sancionou a lei nº 2.514/17 aprovada na Câmara Municipal, que tornou o dia 20 de novembro feriado municipal da Consciência Negra em São Sebastião. A data é celebrada anualmente com atividades voltadas ao tema, a fim de valorizar a cultura afro-brasileira e promover políticas públicas antirracistas.