24.3 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Caraguatatuba registra mais de 140 mm de chuva e entra em estado de atenção

As chuvas constantes que caem desde cedo em Caraguatatuba colocaram a cidade em estado de atenção dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil. As equipes do órgão, juntamente com a Prefeitura estão nas ruas trabalhando nos pontos onde foram registrados alagamento e monitorando as áreas de risco para escorregamento de terra.

Em relação a alagamento, a região central é a mais afetada. Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão estão em locais mais atingidos para controle do trânsito. Já as áreas monitoradas pelos agentes da Defesa Civil estão na Olaria, Casa Branca, Rio do Ouro e Jaraguazinho.

Alguns pluviômetros de Caraguatatuba registram mais de 140 milímetros em 6 horas  o que significa mais de 140 litros por metro quadrado.

Lembrando que há risco de fechamento da Rodovia dos Tamoios caso o acumulado em 72 horas ultrapasse a marca de 100 mm

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), a probabilidade é de muitas nuvens com pancadas de chuvas forte e trovoadas isoladas, mas com ventos fracos.

A orientação da Defesa Civil  é que em caso de movimentação de solo o morador saia imediatamente de casa e acione o telefone 199. Caraguatatuba tem cadastradas 19 áreas e 54 setores.

No caso de alagamento, as pessoas não devem se arriscar a enfrentar a enchente. Também devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

No caso de necessidade de remoção de famílias, a Prefeitura já está com seus abrigos prontos.