21.8 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

Caraguatatuba comemora aniversário de 30 anos de sua primeira unidade escolar municipal

O prefeito Aguilar Junior esteve na manhã desta quinta-feira (30) em visita ao Cei Prof.ª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, no bairro Travessão, que comemorou 30 anos de funcionamento neste mês de setembro.

A unidade escolar, antes chamada de ‘Creche do Travessão’, iniciou suas atividades no dia 14 de setembro de 1991 sendo um marco na educação infantil de Caraguatatuba, vindo a substituir um projeto popular chamado de ‘Mães Crecheiras’, onde as próprias mulheres se organizavam para auxiliar nos cuidados com os filhos de outras mães que trabalhavam fora.

No início dos anos 2000, a unidade escolar foi integrada à administração municipal, recebendo em 2002 a atuação denominação: ‘Centro de Educação Infantil’. A escolha da patronesse foi em 2003, quando, por reconhecimento à sua dedicação como educadora, foi prestada a homenagem à Profª Regina Célia dos Santos Chapira Blaustein, que lecionou por mais de duas décadas no município, dos anos 80 até seu falecimento em 2003.

Em comemoração à data, a equipe gestora da unidade preparou uma placa para celebração dos 30 anos, desenvolvendo a personagem ‘Regininha’, uma ilustração representando a figura da patronesse, tornando-se também uma ferramenta pedagógica, de forma a criar uma identidade visual que facilitará a associação dos alunos ao nome na escola.

O encontro em celebração ao aniversário do ‘CEI Chapira’, como é popularmente conhecido, contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação. Após uma divertida apresentação dos alunos, o prefeito Aguilar Junior cumprimentou a todos e parabenizou os educadores da unidade pelo trabalho desenvolvido. Ele ainda compartilhou com os presentes sua alegria e suas memórias que envolvem a inauguração da escola, já que ele residia no bairro com sua família naquela ocasião.

Atualmente, o CEI Prof.ª Regina Celia Santos Chapira Blaustein atende mais de 240 crianças de 0 a 3 anos, onde elas vivenciam uma importante etapa de seu desenvolvimento, tecnicamente chamada de Primeiríssima Infância, um período de extrema importância para o desenvolvimento humano.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também acompanhou a comemoração dos 30 anos da unidade e comentou sobre a importância das atividades pedagógicas realizadas nos Centros de Educação Infantil do município:

“Os Centros de Educação Infantil possuem um papel muito importante em nossa sociedade, promovendo os cuidados, educando e trabalhando no desenvolvimento das crianças. No período da Primeira Infância, ocorre o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros. Quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante este período, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial na fase adulta”, reforçou.

“Nosso reconhecimento a todos os que um dia passaram pela unidade e contribuíram de alguma maneira com seu trabalho, empenho e dedicação para a formação e educação das crianças do nosso município”, completou.