24.3 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Artesãos recebem alvarás de funcionamento

A tão sonhada chave e o alvará de funcionamento foram entregues para 26 novos artesãos que ingressaram nos ateliês da Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, região central da cidade.

#PraTodosVerem: Artesã posa para foto com prefeito e secretários e segura chave e alvará (Foto: Divulgação/PMC)

Os beneficiados passaram por diversos processos, inclusive teste prático para comprovar a atividade de artesão. No alvará entregue constam todas as informações do permissionário e também o horário de funcionamento da feira, proposta sugerida pelos profissionais e que virou lei após ser aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Aguilar Junior.

Na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, a FEMAAC terá atendimentos de sexta, sábado e domingo, das 18h às 22h. E também funcionará pelo menos uma quinta-feira no mês.

Os visitantes da FEMAAC podem encontrar trabalhos artesanais nas mais variadas técnicas de arte plástica e artesanato, inclusive artesanato identitário (com uso de conchas e escamas de peixes, palhas, fibras de coqueiros, reaproveitamento de materiais entre outros); tem também manualidades e souvenires; além das expressões culturais presentes como tererês, tranças raiz e tatuagem artesanal de henna.

#PraTodosVerem: Cerimônia de entrega, pessoas estão sentadas, enquanto prefeito faz abertura (Foto: Divulgação/PMC)

Para a artesã, Jussara Maria de Oliveira, a chave representa um troféu que recebeu como recompensa por todo seu trabalho. Ela realiza trabalhos manuais de crochê e vê como uma nova oportunidade para sua vida, já que é aposentada em outra profissão.

A mais jovem do grupo, Yasmim Roosevelt dos Santos, de 21 anos, trabalha com macramê, trança raiz e tererê. Segundo ela, ficou por um tempo na informalidade, expondo seus trabalhos na rua. “Estou muito feliz, pois agora tenho um ponto fixo e poderei atender melhor meus clientes e prosperar na minha área”, contou.

O prefeito Aguilar Junior disse que a Feira de Artesanato é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e com o diálogo com os artesãos, foi possível melhorar as condições de trabalho e oferecer um melhor atendimento aos visitantes, gerando mais renda aos permissionários.

A cerimônia também contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, Rodrigo Tavano e do secretário da Fazenda, Nelson Hayashida.

Segundo a Secretaria de Turismo ainda nesta semana será aberto novo chamamento para preencher as vagas remanescentes, sendo publicado no Diário Oficial do Município.