24.3 C
Caraguatatuba
23 Julho 2024

Alerta sobre golpe de pagamento do IPTU via Pix

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, alerta que golpistas estão ligando para contribuintes com o objetivo de receber pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) via Pix. Nesta quinta-feira (10) vence o pagamento com desconto de 10% na cota única.

A Prefeitura esclarece que não recebe nenhum tipo de pagamentos relativos impostos, taxas e multas, entre outros créditos de natureza tributária e não tributária por esse meio.

O secretário da Fazenda, Nelson Hayashida, o Xina, explica que nesta quinta-feira, foi informado por contribuintes que estariam recebendo ligações telefônicas de golpistas que se passavam por funcionários do Serviço 156, onde diziam ser hoje o último dia de pagamento com o desconto de 10% e que poderiam usar o Pix para quitar o débito.

“Reforçamos que a Prefeitura não recebe valores por PIX e os pagamentos são feitos, exclusivamente, por boletos próprios”.  Ele ainda confirma não ter a informação de nenhum golpe efetivado, mas mantém o alerta e esclarece que a Prefeitura pode registrar boletim de ocorrência.

Caso o carnê do IPTU de 2022 não tenha sido entregue pelos Correios ao destinatário, é possível acessá-lo pelo site www.caraguatatuba.sp.gov.br, na parte destinada ao “Cidadão/Tributos” ou na barra lateral “Serviços Online”. É necessário ter o número da Inscrição Cadastral do imóvel em mãos para baixar o carnê e imprimir.

A 2ª via do carnê do IPTU também pode ser requisitada pessoalmente nos dias úteis, das 8h30 às 16h30, na Área de Tributos Imobiliários (Cadastro/Guichê 4), no Paço Municipal, no Centro; ou solicitada pelo e-mail cadastro.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br e WhatsApp (12) 99792-3446 (Cadastro).

O Paço Municipal está localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50, no Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8100 ou (12) 3897-8170/8221 (Área de Tributos Imobiliários/ Cadastro). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.