19.2 C
Caraguatatuba
17 Julho 2024

2º Encontro dos Secretários de Meio Ambiente do LN

Secretários e servidores das Secretarias de Meio Ambiente das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela participaram do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte “Gestão de Resíduos Sólidos”. Além da reunião realizada na Secretaria de Educação de Caraguatatuba, no Indaiá, o grupo visitou os Ecopontos da Martim de Sá e do Massaguaçu.

A reunião contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; da secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian; do secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto de Carvalho Mello; do secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Francisco Graziano Neto; e do secretário adjunto de Meio Ambiente de Caraguá, João Silva de Paula Ferreira; além dos servidores das secretarias cidades presentes no evento.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o compartilhamento das dificuldades enfrentadas pelos municípios da região contribui para a descoberta de soluções sobre o tema do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte. “Os resíduos sólidos são o nosso grande desafio. Esse debate é uma oportunidade para resolvermos essa questão em conjunto”, destacou.

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Tatiana Soares Scian, disse que sempre priorizou a redução da geração de resíduos sólidos. “Em 2017, fizemos uma reformulação da coleta seletiva e em 2019, ainda pensando nessa minimização de resíduos, criamos os ecopontos”, recordou.

O secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Francisco Graziano Neto, ressaltou que as quatro cidades possuem uma ligação costeira. “Temos o mesmo mar, os mesmos turistas, sazonalidade e problemas ambientais semelhantes. Daí que vem a importância de nos encontrarmos. O combinado é uma reunião a cada três meses em um dos municípios. Caraguatatuba está de parabéns pelos ecopontos e por integrar a comunidade” reconheceu.

O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto de Carvalho Mello, disse que a próxima reunião de trabalho será na cidade vizinha. “Ter conhecido esse espaço da Prefeitura de Caraguatatuba em operação foi fundamental para termos uma ideia sobre o que queremos implantar em nosso município. A nossa ideia é montar quatro ecopontos nesse primeiro momento”, adiantou.