19.9 C
Caraguatatuba
4 Maio 2024

Capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale em São Sebastião

No final da tarde desta segunda-feira (02), o Capitão do Corpo de Bombeiros de Fort Lauderdale (EUA), Gabriel Zahora, visitou a Prefeitura de São Sebastião, onde foi recebido pelo prefeito Felipe Augusto. Ele segue na cidade até a próxima quarta-feira (04), participando da Jornada de Gestão de Emergências em Desastres Naturais.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Governo (Segov) e de Segurança (SEGUR), do dia 27 de abril a 04 de maio.

Na reunião, o prefeito informou ao capitão do Fort Lauderdale Fire Department, que São Sebastião é considerada a melhor Defesa Civil do Estado de São Paulo; a quinta cidade mais segura do Brasil. Felipe Augusto falou da reestruturação da Defesa Civil e Polícia Municipal; destacou os investimentos em toda a extensão do município e em todas as áreas; abordou os investimentos em saneamento básico, por meio de um contrato superior a R$ 600 milhões com a Sabesp(Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo); lembrou o fortalecimento do Turismo nos últimos anos; e afirmou que pretende concluir sua gestão, em 2024, com todo o sistema viário e de drenagem do município concluídos.

O capitão Zahora elogiou a cidade. Disse que gostou da localização estratégica da sede da Policia Municipal, na Rua da Praia, no centro da cidade; e destacou que sentiu que os profissionais da Prefeitura têm comprometimento com a profissão, com o que precisam fazer e demonstram que querem fazer mais, melhorar o desempenho.

Nesta terça-feira (03), a programação do capitão Zahora prevê novas jornadas técnicas e na quarta-feira (04) reunião técnica sobre Urgência e Emergência na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Secretaria de Saúde (SESAU).

Além do prefeito, participaram da reunião: os secretários municipais Emerson Elias (Segurança Urbana), Cesar Zimmer (Assuntos Jurídicos) e André Maciel (comandante da Polícia Municipal).

A vinda de Zahora a São Sebastião faz parte de um protocolo entre cidades-irmãs. Ele está diretamente envolvido no Departamento de Operações Especiais. Ele é membro das equipes de Resgate Técnico (TRT), Materiais Perigosos (HAZMAT), Resgate Aéreo e Combate a Incêndios (ARFF) e Combate a Incêndios e Mitigação Marítima (MARINE).

A sua jornada tem cinco módulos:

1) Investigação e análise de risco: Identificar as vulnerabilidades, e deduzir como ela poderia ser afetada pela materialização dos riscos.

2) Mitigação: Desenvolvimento de métodos para elaborar programas de trabalho para prevenir, evitar, mitigar ou interceptar as consequências dos perigos.

3) Preparação: Mecanismos para treinar e equipar tanto a Comunidade quanto as Forças para planejar uma resposta de emergência.

4) Resposta: Procedimentos, logística, coordenação e mecanismos de trabalho, tanto para o equipamento do Estado como em sua interação com o setor privado. Sistema de Comando de Incidentes.

5) Recuperação: Provisão de recursos materiais, humanos e gestão financeira. Articulação com seguros, voluntários e doações.